ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

OS 20 ANOS DE “O REI LEÃO”

YADDREILEAO2

A história desse filme se passa nas belas paisagens do Serengeti Park, na Tanzânia, onde o leão Mufasa é o rei da savana e seu filho, Simba, acaba de ser apresentado como herdeiro do trono. Contudo, Scar, irmão mais jovem de Mufasa, era o próximo da linha de sucessão e não gostou de ser passado para trás.

Decidido a se tornar rei, Scar faz uma aliança com as odiadas hienas, prometendo que se elas o ajudarem a tomar o trono dos leões, nunca mais vão passar fome. Nesse plano, Scar conduz Simba para uma armadilha. Quando Mufasa vai salvar o filho, morre tragicamente. Scar convence o pequeno leão que ele, Simba, foi o culpado pela morte do pai e que precisa fugir. Simba mal consegue escapar das garras das hienas e se refugia numa terra distante.

Nesse lugar Simba encontra a amizade do javali Pumba e do suricate Timão. Quando Timão descobre que Simba é um pária, ele avisa: “Quando o mundo te der as costas, você dá as costas para o mundo”. Simba segue esse conselho e passa a viver no exílio.

Quando ele já é adulto, sua amiga de infância, Nala, o procura para dizer que as coisas vão muito mal entre o seu povo, debaixo do reinado de Scar, e implora que Simba retorne. A princípio Simba recusa, mas ganha coragem para voltar, encarar o seu passado, derrotar Scar e, finalmente, assumir o seu lugar como herdeiro do trono.
Existe uma história semelhante na Bíblia.

Moisés foi criado na corte do Egito, mas quando ele cresceu descobriu que era um hebreu e decidiu libertar o seu povo. Porém, ao defender um trabalhador hebreu, Moisés matou um guarda egípcio e, temendo a ira do Faraó, fugiu para uma terra distante. Lá ele viveu no exílio, por muito tempo. Quando Deus o chamou para voltar ao Egito, Moisés protestou várias vezes dizendo que não era capaz para aquela missão. Mas, com a ajuda de Deus, ele conseguiu fazer tudo e conduzir os israelitas até a terra prometida. (Êxodo 2:1-4:17, 12:40-41).

Como Simba e Moisés, muitos de nós cremos que Deus tem grandes planos para nossas vidas, mas ficamos escondidos no exílio acreditando que nossos erros e pecados nos desqualificam para cumprir os planos divinos. Isso não é verdade.

Nós precisamos crer que Deus perdoa o nosso passado e nos prepara um lugar no Seu Reino.

 

YADDREILEAO3

 

YADDINDIANAJONES2

 

Texto extraído do livro:
Movie Lover’s Devotional
Strauss Miller
Barbour Publishing, 2011